sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Mitologia romana

Mitologia romana

Mitologia romana  E Como Sugere o nomo hum Estudo das lendas PRESENTES nenhuma Império Romano; Usadas Pará explicar a Formação do Mundo, Os Fenômenos da Natureza, OS Sentimentos e Sensações Físicas dos Humanos ea Evolução do Conhecimento; Uma Maneira de Pagã. Surgida meados EM não Século VIII aC com a Fundação de reino de Roma, e vigorou POR cerca de 1133 ano de na península Itálica; Até um SUBMISSÃO do Império Ao cristianismo Ao final, fazer Século IV. PoDE Ser dividida EM DUAS contraditório: a Primeira, Mais avulsa e mitológica, ea Segunda, tardia e Mais Literária, do consiste na QUASE total de apropriação da grega, mas com grande Manifestação NAS artes; A mitologia romana foi a Mais Antiga e ritualística Daquele ritmo e funcionava diferentemente da correlata grega that surgiu baseada na grande Influência that Teve na Bósnia.            
O romano, that impregnava a SUA vida cabelo numen, Uma Força divina indefinida Presente em Todas como Coisas, estabeleceu com OS deuses romanos hum Respeito escrupuloso cabelo rito religioso - o Pax deorum - Que consistia MUITAS vezes em Danças, invocações UO Sacrificios. [1 ]          
Ao Lado dos deuses Domésticos, Os romanos Possuíam Diversas tríades divinas, adaptadas Varias vezes Ao Longo das varias Fases da História. ASSIM, à Tríade primitiva constítuida POR Júpiter (Senhor do Universo), Marte (deus da guerra) e Quirino (o rei Rômulo, mitológico Fundador de Roma), OS etruscos inseriram o culto das Deusas Minerva (deusa da Inteligência e Sabedoria) e Juno (Rainha do Céu e Esposa de Júpiter).                    
Com uma república onda Ceres (deusa da Terra e dos Cereais), Líber e Libera. Mais tarde, uma Influência grega inseria Uma Adaptação PARA O panteão romano do Seu deus do Comércio e da eloquência (Mercúrio) soluço como feições de Hermes, EO deus do vinho (Baco), Como Dionísio.             

Gênese 

O modelo romano consistia Sobre os deuses de Uma Maneira NÃO Muito diversa de Pensar e Definir OS deuses dos Gregos, Sendo Alguns dos deuses romanos inspirados nsa deuses Gregos mas also Alguns de Origem etrusca colaboraram parágrafo A Primeira fase da Religião. Posteriormente OS sincretismos com OS egípcios, fenícios e frígios Deram SUA configuracao final; conhecida atualmente. Romanos OS Pará, SUA Origem Está na Era do Bronze mitológica; na qua Saturno, térios refugiado-se na península itálica APOS SUA destronização POR Seu filho Júpiter na Grécia Antiga.        

Mitos e rituais 

Estatua do deus Lupércio em Pompeia. ESTA era divindade das poucas UMA Exclusivamente romanas; Que conseguira Resistir à analogia Entre e Silvano.      
Os deuses estabeleciam Uma benevolência parágrafo com OS Homens. Consistia de hum Sistema Bastante Desenvolvido de rituais, Escolas de sacerdócio e grupos Relacionados um deuses. Tambem apresentava hum Conjunto de mitos Históricos Acerca da Glória e da Fundação de Roma envolvendo Personagens Humanos com ocasionais intervenções divinas. Como divindades romanas Que NÃO surgiram apos uma analogia grega ERAM Abeona, Ana                                  
Em SUA maioria were Associados a deuses Gregos, mas em mitos Que Nao idênticos Eram; Alguns poucos were Exclusivamente romanos. Outros Como Somnos were adaptados dos Gregos, mas com Interpretação diferente; Neste Caso Somno NÃO APENAS Ocupa uma estória de Hipnos, mas also de SEUS Filhos Fântaso. e Fantasia Maia, parágrafo OS ROMANOS era um Única filha de Atlas e Pleione; e NÃO UMAs das sete Plêiades, solitária e excepcional, O Que justamente térios atraído a Atenção de Júpiter.          

Deuses e Divindades 

Por Ordem alfabética:
DeusesRepresenta
Anterosdeus da delusão e fazer das Paixões da MIF
BacoDEUS das festas, do Vinho, do lazer e do prazer; originalmente cultuado com o nomo de Líber. 
Belonadeusa da guerra.
Ceresdeusa da agricultura, do Casamento e dos Cereais.
Cibeledeusa da gênese da vida e da Terra, alcunhada Como Magna Mater. 
Concórdiadeusa da harmonia e paz nsa lares.
Cupidodeus da paixão.
Dianadeusa da Caça, dos Desportos e dos animais Selvagens.
Disdeus da Riqueza.
Discórdiadeusa da Maldição e das desgraças.
Esculápiodeus da medicina.
Faunadeusa da Fertilidade e feminilidade, alcunhada Como Bona Dea. 
Feboda música e da poesia, Irmão gêmeo de Diana.
Fortunadeusa do Desenvolvimento Urbano, do Destino e da sorte.
Janodeus com Dois Rostos Que cuida da porta dos Céus. Um virado parágrafo O Passado EO Outro Para o Futuro.
Junodeusa da Força vital, deusa dos deuses
Justiçadeus da Justiça e da Vingança.
Júpiterdeus dos Deuses, Senhor do Universo, e dos Céus. 
LaresEspírito protetor ancestral da Casa e da Família
Letodeus da morte e da Velhice.
MarteDEUS das Armas, Dos camponeses, da virilidade e do Trabalho árduo.
Mercúriodeus do Comércio, da diplomacia, da eloquência e da ladroeira.
Minervadeusa da Sabedoria, da arquitectura, engenharia, Estratégia Belica e das Artes.
NeptunoDEUS Dos Mares.
Plutãodeus do submundo, das Almas e dos Tesouros Subterrâneos.
SilvanoDEUS Florestas das, da pecuária e do Pânico.
Saturnodeus do Tempo e das trevas primordiais, Primeiro Deus do universo e pai de Júpiter.
Vênusdeusa do amor e da Beleza.
Vulcanodeus do Fogo, da lava e da metalurgia.
Simbolo da Nova Roma; Organização fundadora da Religião romana. 

Revitalização de dos cultos 

Religio Romana  also Chamado Pelos Adeptos de Cultus deorum romanorum E Um Novo Movimento religioso neopagão that baseia-se na Restauração dos cultos politeístas da Roma Antiga; seguindo OS Passos da wicca; reconstrucionismo da mitologia celta, e dodecateísmo; reconstrucionismo da mitologia grega. A religio Romana baseia-se na also Reconstrução dos Templos e monumentos Dedicados AOS deuses romanos na Itália e Espanha; Onde possuem comunidades minimamente expressivas.           

Referências

  1. Ir Para cima A RELIGIÃO Romana, Página acessada em 2015/12/06.


Nenhum comentário:

Postar um comentário