sexta-feira, 9 de outubro de 2015

PAGANISMO

PAGANISMO:
A cristianização da sociedade romana, após o edito de Milão no ano 313 DC, fez com que a religião politeísta tradicional, tribal e/ou indígena, ficassem restritas às pequenas aldeias rurais (pagus). 
Desde então os cristãos chamaram pagãos aos que conservavam o politeísmo (o modelo religioso que cultua vários deuses e divindades). 
Em seu verdadeiro sentido, o termo paganismo designa as religiões politeístas e seu modelo cultural incluindo suas festas e suas danças, ainda que eventualmente tenha sido aplicado a qualquer religião não-cristã. 
Por extensão, o termo paganismo se aplica também ao estilo de vida dos que não aceitam a existência de um único Deus Criador, cujo paradigma pode ser a sociedade greco-romana e, de certo modo, a renascentista. 
Essa "religião dos pagãos" - segundo a expressão do historiador hispânico Paulo Orosio (século V) - caracteriza-se por conceber deuses segundo o padrão humano, sujeitos às mesmas vicissitudes e paixões, sem coerência teológica ou norma moral. No Brasil, também chama-se pagão aquele que não foi batizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário